quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Brasil e Alemanha empatam na estréia do futebol feminino nos Jogos


Duas seleções criaram chances para ganhar e até colocaram bolas nas traves, mas não balançaram as redes


SHENYANG (China) - Em sua estréia no torneio feminino de futebol dos Jogos de Pequim, nesta quarta-feira, a seleção brasileira conseguiu um bom empate por 0 a 0 com a Alemanha, atual campeã do mundo e favorita à medalha de ouro.

Embora o resultado tenha ficado de bom tamanho, as brasileiras segue msem vencer o time germânico. Agora são sete jogos entre as duas seleções, com quatro vitórias da equipe européia e três empates.

Depois de um primeiro tempo de poucas emoções, no qual a Alemanha teve as melhores chances, o Brasil voltou melhor para a segunda etapa e criou mais lances de perigo, principalmente a partir do momento que Marta passou a aparecer mais na partida.

De qualquer forma, o resultado desta quarta-feira acabou sendo bons para as duas equipes, visto que não devem ter muitas dificuldades contra adversários mais frágeis como Coréia do Norte e Nigéria, outros integrantes do grupo F.

A seleção brasileira volta a campo no próximo sábado, quando enfrenta a Coréia do Norte, enquanto a Alemanha terá pela frente a Nigéria.

O Jogo: O Brasil começou o jogo com uma forte marcação, pressionando a saída de bola alemã e buscando o ataque. Logo aos três minutos, Daniela Alves cobrou falta na área e a goleira Angerer quase se complicou ao rebater a bola.

Contudo, logo a Alemanha conseguiu equilibrar a partida e oferecia nas chegadas de Garefrekes pela direita. Em uma delas, a alemã cruzou para o bom corte da goleira Andréia.

Após estes lances iniciais, as equipes passaram a se estudar e pouco chegavam ao ataque. Foi então que apareceu Marta, fazendo boa jogada pela esquerda e cruzando para a cabeçada de Cristiane, que passou sobre o gol alemão.

Apesar de não criar nenhuma chance efetiva, o Brasil tinha mais posse de bola. Porém, a defesa brasileira deu bobeira e deixou Smicek, livre, cabecear no travessão.

O lance animou a Alemanha, que passou a ficar mais tempo no ataque e dominou o restante do primeiro tempo. Behringer arriscou de longe e exigiu boa defesa de Andréia, enquanto a estrela do time, Prinz, em seu único lance na etapa inicial, recebeu na área, limpou a jogada e chutou com perigo.

As equipe voltaram mais dispostas a atacarem no segundo tempo e Prinz foi a primeira a levar perigo, ao ganhar da zaga brasileira e chutar para fora.

O Brasil respondeu com Formiga, que, após jogada ensaiada em uma cobrança de escanteio, arriscou para o gol.

Foi também em um lance de escanteio que quase a Alemanha abriu o placar: Krahn cabeceou rente ao gol de Andréia. Logo em seguida, Prinz deixou Smisek na cara do gol, mas a meia chutou para fora.

Acuado, o Brasil resolveu responder. Cristiane fez boa jogada pela esquerda e soltou uma bomba, fazendo com que Angerer espalmasse para escanteio. Após a cobrança, Renata Costa subiu mais que a zaga alemã e cabeceou no travessão.

O Brasil perderia a chance mais clara de gol até o momento aos 20 minutos. Após confusão na área alemã, a bola sobrou para Marta, que, livre, chutou para fora.

A melhor do mundo em 2006 e 2007 passou a aparecer mais no jogo, criando chances reais de gol. Aos 37 minutos, recebeu de Daniela e chutou forte, exigindo grande defesa de Angerer.

Aos 40 minutos, a número 10 do Brasil faria grande jogada, ao puxar um rápido contra-ataque, mas acabou pecando na finalização, defendida por Angerer, que assim garantiu o empate por 0 a 0.

FICHA TÉCNICA (Veja como foi o jogo lance a lance)
BRASIL 0 x 0 ALEMANHA

Local: Estádio Olímpico, em Shenyang (China)
Data: 6 de agosto de 2008, quarta-feira
Horário: 6 horas (horário de Brasília)
Árbitro: Kari Seitz (EUA)
Assistentes: Marlene Duffy e Veronica Perez (ambas norte-americanas)
Cartão amarelo: Tânia Maranhão (Brasil)

BRASIL: Andréia; Simone Jatobá, Andréia Rosa, Tânia Maranhão e Rosana; Renata Costa, Maycon, Formiga e Daniela Alves; Marta e Cristiane (Pretinha).
Técnico: Jorge Barcellos

ALEMANHA: Angerer; Stegemann, Krahn e Hingst; Bresonik, Behringer (Bajramaj), Laudehr, Lingor e Garefrekes; Smisek (Okoyino) e Prinz

Nenhum comentário:

Arquivo do blog